Poker – Um modo de vida

Recentemente conheci um jogador de Poker que teimava em apresentar-se como Engenheiro Especializado em Poker, revelando dificuldade em aceitar que não podia deter tal cargo por não possuir nenhum Certificado Profissional ou Curso Superior na área em questão. Acabou por teimar tanto que chegou a afirmar: “Eu sou Engenheiro Especializado em Poker porque sou dos poucos em todo o mundo capaz de ganhar consistentemente dinheiro todos os meses. São raros os meses que fecho em saldo negativo. Sou engenheiro desde que nasci”, e ele soletrou: “CON SIS TEN TE MENTE”.

Fiquei sem argumentos e dei-me por mim a concordar: Ninguém precisa de uma majistratura ou de um curso superior para ser engenheiro ou gestor em algo, bastam experiências que permitam obter consistência nos resultados de modo que esses resultados sejam carimbados por padrões de Qualidade Superior.

A discussão com este Engenheiro Especializado em Poker tornou-se repentinamente interessante para mim. Pensava que este não era mais do que um jogador que vivia da sua sorte e comia do azar alheio quando os princípios que ele aplicava eram tão idênticos áqueles que eu aplico como Analista Financeiro: Consistência, Experiência, Repetição, Foco, Diversificação, inteligência, gestão de risco.

A intensidade com que ele pronunciou Con-Sis-Ten-te-mente foi idêntica ao jogo de excitação quando ganhamos com um Poker. Não, foi idêntica ao momento de excitação após vencermos com um Royal Stright Flush!

Depois desta conversa prometi a mim mesmo que seria como o Engenheiro Especializado em Poker: Ganharia dinheiro Consistentemente todos os meses com as minhas capacidades e skills que desenvolvi ou com as quais nasci. Ás vezes um dom dá-nos uma vantagem sobre os outros; outras vezes apenas o nosso desenvolvimento como seres-humanos e como seres racionais, permite-nos ganhar vantagem sobre os que apenas do dom vivem.

Passado 5 anos, eu fazia dinheiro consistentemente, à minha maneira. O Engenheiro Especializado em Poker desenvolveu um site como este que permite jogar poker online com seus amigos mas ele não deixou de fabricar moedas de ouro com consistência – deixou apenas de jogar e deixou uma máquina a trabalhar consistentemente para ele. Mas….

Mas…passados 5 anos novas dúvidas surgem na minha mente: Posso Amar Consistentemente e assim ganhar amor consistentemente? Posso rezar consistentemente que assim obterei o perdão divino? Posso acreditar consistentemente em Deus e assim acreditarei nele sem qualquer dúvida? Posso, porventura, criar falácias consistentemente e assim ser um mentiroso de carreira? Há Limites para a consistência ou não passa tudo de um baralho de cartas emaranhado com um objectivo específico tal que todos os resultados sejam independentes da consistência?

Colocado em: Geral

Sobre o Autor:

Quase a terminar o Mestrado em Finanças e com um longo historial na área financeira e mercados bolsistas Muhammas traz-nos as últimas novidades para Ganhar dinheiro em Forex, Acções e Commodities.

Coloque um comentário