É a crise! é grande?

Olá a todos (esta apresentação vem ajudar a acalmar-vos, 😉 ). No momento em que escrevo este artigo, acabo ao mesmo tempo de ver as capas dos principais dos jornais da banca nacional, e não há nenhum ao qual escape a não aprovação do “Plano Paulson” pelo congresso norte-americano.

Muitos achavam que não havia necessidade de preocupações com a decisão do congresso, pois estes “deviam” estar em grande maioria inclinados para o “sim”. Só que uma distância pouco superior a 20 votos levou à vitória do “não”.

Vejo pessoas a comentar a possível subida nas sondagens para Obama, mas no meu ponto de vista nada disso interessa aos mercados. O que os mercados querem é uma solução, as empresas querem uma solução! Os contribuintes não querem, claro,  a única solução existente, que é o ter que desembolsar bilhões (mais de 700 bilhões) para salvar as empresas da falência. O erro foi dessas instituições financeiras, mas como em tudo, quem paga é o povo.

Eu não vejo outra alternativa. Alguém vê? De todo o modo, a negação do plano arruinou por completo a estratégia de recuperação de confiança nos mercados, sendo que após quedas de 7% nos índices americanos e com o DAX a vir aos 5500 pontos é de esperar que haja uma recuperação no dia de hoje, pelo fecho das posições curtas abertas antes da decisão do congresso.

Nestas condições, de intervenção externa, a AT é mais falível, mas mesmo assim houve a possibilidade de negociarmos o Fibonacci. Depois daquela “candlestick” vermelha tão longa, seria de esperar uma recuperação, mas visto que a tendência é de queda procuraríamos abrir uma posição curta nos 50% e nos 38,2%….e já estava! Era o suficiente para ganharmos no mínimo 150 pontos.

Mas como disse, é muito essencial ter em atenção dados fundamentais. Deixo em anexo um report muito importante e interessante sobre o estado actual dos mercados. Está em inglês, mas aconselho leitura!

Report McClellan Download

Sobre o Autor:

Quase a terminar o Mestrado em Finanças e com um longo historial na área financeira e mercados bolsistas Muhammas traz-nos as últimas novidades para Ganhar dinheiro em Forex, Acções e Commodities.

Coloque um comentário